domingo, 30 de agosto de 2009

Template

Na falta mesmo do que postar, e principalmente de tempo para isso, vou fazer um post rapidinho e que serve mais como curiosidade.


Não sei se quem lê o blog sabe, mas quem fez a ilustração do template fui eu. Nesse post quero mostrar o processo de fabricação da ilustração. Primeiro o blog não tinha nem nome, mas eu já tinha mais ou menos uma idéia de imagem que caberia no contexto. Fiz um rascunho e decidi digitalizar, porém, quem usa Corel ou outro programa de manipulação de imagem, sabe o quanto esse processo é demorado.


Gastei manhã e tarde fazendo tudo e mais um tempinho ajustando e colorindo. O trabalho é imenso, mas recompensador, pois o desenho fica perfeito pra se trabalhar.

Nós sabemos que o desenho é uma ferramenta extremamente necessária ao estudante de moda, por isso mesmo devemos buscar todas as variações e experimentar o maior número de técnicas e materiais possíveis, principalmente os mais atuais que acabarão sendo nossos principais instrumentos de trabalho. Pra vcs, as duas estapas e o contraste entre ambas.

Mais pra frente prometo posts mais relevantes.



Primeiro: Esboço mão livre com o primeiro nome do blog.
Segundo: Tudo feito no Corel, sem fundo e com preguiça pra colorir as flores

Finalmente, após muita enquete, nome decidido, fundo de pixels e tudo colorido. reparem que ela não possui as tatuagens do original.


bjssss
Dav!

sábado, 22 de agosto de 2009

The Sartorialist


Aproveitando o interesse de alguns por fotografia, vou dar uma dica de site perfeito pra quem quer aliar o melhor dos dois mundos: moda e fotos.
The Sartorialist é um blog, com proporções de site, que sobrevive de fotografia de moda. Criado por Scott Schuman em 2005, o blog é atualizado quase diariamente e trás imagens de fashionistas no meio da rua, transitando em seu cotidiano.

Eu particularmente babo com as imagens e gasto um tempinho quando decido parar pra olhar o blog. São composições que inspiram pelo uso de tendências, por estilo próprio e até mesmo pela cartela de cores. Fotografia de moda no meio da rua nunca pareceu tão viável. Um contra é apenas o fato do blog ser escrito em inglês, nada que um conhecimento básico e o Google tradutor não dêem jeito.

Vale ressaltar que as lentes do The Sartorialist já clicaram no Brasil, especificamente no Rio e em São Paulo. Eu ainda não vi as fotos, mas elas existem.

Após conhecer o site e o esqueminha do fotógrafo, restam duas conclusões:
1 - Achar que qualquer um pode sair com uma câmera no meio da rua que vai encontrar peoples tão interessantes quanto o fotógrafo americano.
2 - Torcer pra esbarrar com ele uma vez na vida e ficar com a auto-estima lá em cima, após ser clicado e eternizado. Garantindo seu título de pessoinha interessante da moda.

Pra vcs, The Sartorialist! Vale a pena a passada.
http://www.thesartorialist.blogspot.com/




Té......
Dav!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Moulage

Bem, hoje nossa turma teve a primeira aula de modelagem tridimensional ou moulage, uma técnica onde criamos a modelagem de uma roupa a partir de um manequim. Esse exercício resulta em uma modelagem extremamente melhor e produz um caimento excepcional.


Quem tem interesse pela técnica já deve ter sentido a necessidade de possuir uma forma ou moulage, que é como chamamos aqueles manequins onde críamos a modelagem. Eu já procurei onde comprar e acho necessário possuir um, porém os preços não são os menores e é bem difícil encontrar uma loja que os revenda. Na aula surgiu o assunto e eu lembrei que em certa época procurando comprar uma forma acabei encontrando na internet um site que dava uma alternativa para não comprar nada de imediato.


Aproveitando o interesse do pessoal da sala, vou jogar o link do site, em inglês, onde eles ensinam a fabricarmos nosso próprio moulage e com nossas medidas, vou usar uma tradução bem tosca e espero que vcs acompanhem o passo a passo com as fotos.




Como dá pra ver no passo a passo, precisamos de duas pessoas, caso vc não tenha um irmão gêmeo (?), vc precisará pedir pra alguém fazer em você. Primeiro é necessário estar com um sutiã que dê suporte e sustente os seios numa altura boa, então vc veste uma camisa que possa rasgar. Começamos então a envolver o tronco com a fita em todos os sentidos, são necessários de 4 a 5 rolos e a melhor fita é aquela prateada pois ela tem elasticidade. Depois de fazer várias camadas é só abrir em toda linha do costado e costurar depois.



Como a forma será alfinetada a gente pode encher com manta acrílica ou retalhos. No exemplo ela usa um cabide para segurar os ombros e um daqueles rolos de papelão onde se enrolam os tecidos para sustentar a forma, algo aparentemente fácil de conseguir. Depois é só fechar as extremidades dos braços e do quadril e está montado seu manequim, com suas formas e pronto pra ser usado! Espero que sirva pra alguém, em breve faremos os nossos e posto fotos de como foi essa oficina!





Pra vcs o link do site
http://www.threadsmagazine.com/item/3659/clone-yourself-a-fitting-assistant

E onde vcs podem encontrar manequins profissionais
http://www.wmmanequins.com.br/index.htm
http://www.draftmanequins.com.br/produtos.html

Dav!

domingo, 9 de agosto de 2009

Lycra Future Designers

Queridos amigos, companheiros, pessoas de toodo mundo! I'm back... depois de uma longa ausência de postagens voltei a cá.. ao início de nossa jornada filosófica no intuito de nos tornarmos celebridades fashion! ;]


Vim deixar uma dica suuper boa de concurso (aliás, nem deveria...olhando pelo lado que a concorrênca aumenta. rsrsrsrsrs)
Grande é a ansiedade dos estudantes de Moda pelo país para a abertura das inscrições do primeiro concurso Lycra Future Designers. A partir de 17.08 será anunciado efetivamente o concurso, mas a gente antecipa aqui pra você que está cheio de curiosidade!
A ideia é selecionar um estagiário para atuar em uma marca de moda praia nacional. A partir do primeiro dia de inscrições, vai estar disponível no site um formulário para você preencher e mandar um croqui de biquíni ou maiô, mas só será permitida a participação de estudantes de graduação, nem técnico e nem de pós.
O concurso patrocinará o material para você produzir sua peça e ainda as passagens caso você seja selecionado para a final, para que melhor? Serão quatro etapas de seleção: em São Paulo, Rio de Janeiro, Blumenau e Fortaleza. Em novembro, no Rio, os finalistas participarão de um desfile para apresentar a uma comissão julgadora a peça escolhida. De lá, o vencedor já sai com a vaga de estágio garantida.
Tá esperando o que ainda??
Mãos à obra já!

domingo, 2 de agosto de 2009

Moda é uma religião, essa é a Bíblia.

Tornar-se-á necessário lutar por mais um filme de moda que provavelmente não chegará ao cinema mais perto de você. Nem todo mundo sabe, mas existe uma senhora governando um império chamado Vogue, e para a qual “milhões de garotas dariam a vida” em troca de serem chamadas de incompetentes!

Anna Wintour é a atual editora-chefe da edição americana da Vogue. E para termos uma idéia do gênio ruim da criatura, basta saber que a autora do livro “O Diabo Veste Prada” amargou dias como assistente pessoal da “lôra”, ótimo laboratório para escrever um best-seller sobre a hierarquia desse mundinho.

No documentário, dirigido por RJ Cutler, a gente acompanha a produção da edição de setembro/2007 (que pesava quase 2,5 kg e até hoje detém o recorde da maior revista já publicada) e podemos perceber tudo o que cerca a produção e os nomes que estão por trás da maior revista de moda do mundo. Além disso, podemos ver outro nome lendário do meio, a diretora criativa Grace Coddington, que é avessa às badalações e tão necessária a Anna quanto qualquer duplinha de estudantes de moda que passeiam pelos corredores de uma faculdade.

Enfim, Deus sabe o q essa equipe fez pra conseguir produzir tal documentário. A fofoca do filme já bomba há um tempo na internet e eu sinto que vou ter que batalhar um pouco pra ver um documentário de moda em um lugar onde “O Diabo Veste Prada” só ficou em cartaz em dois cinemas...

Pra gente saber do que se trata, o trailer do filme:


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails