sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Moulage

Bem, hoje nossa turma teve a primeira aula de modelagem tridimensional ou moulage, uma técnica onde criamos a modelagem de uma roupa a partir de um manequim. Esse exercício resulta em uma modelagem extremamente melhor e produz um caimento excepcional.


Quem tem interesse pela técnica já deve ter sentido a necessidade de possuir uma forma ou moulage, que é como chamamos aqueles manequins onde críamos a modelagem. Eu já procurei onde comprar e acho necessário possuir um, porém os preços não são os menores e é bem difícil encontrar uma loja que os revenda. Na aula surgiu o assunto e eu lembrei que em certa época procurando comprar uma forma acabei encontrando na internet um site que dava uma alternativa para não comprar nada de imediato.


Aproveitando o interesse do pessoal da sala, vou jogar o link do site, em inglês, onde eles ensinam a fabricarmos nosso próprio moulage e com nossas medidas, vou usar uma tradução bem tosca e espero que vcs acompanhem o passo a passo com as fotos.




Como dá pra ver no passo a passo, precisamos de duas pessoas, caso vc não tenha um irmão gêmeo (?), vc precisará pedir pra alguém fazer em você. Primeiro é necessário estar com um sutiã que dê suporte e sustente os seios numa altura boa, então vc veste uma camisa que possa rasgar. Começamos então a envolver o tronco com a fita em todos os sentidos, são necessários de 4 a 5 rolos e a melhor fita é aquela prateada pois ela tem elasticidade. Depois de fazer várias camadas é só abrir em toda linha do costado e costurar depois.



Como a forma será alfinetada a gente pode encher com manta acrílica ou retalhos. No exemplo ela usa um cabide para segurar os ombros e um daqueles rolos de papelão onde se enrolam os tecidos para sustentar a forma, algo aparentemente fácil de conseguir. Depois é só fechar as extremidades dos braços e do quadril e está montado seu manequim, com suas formas e pronto pra ser usado! Espero que sirva pra alguém, em breve faremos os nossos e posto fotos de como foi essa oficina!





Pra vcs o link do site
http://www.threadsmagazine.com/item/3659/clone-yourself-a-fitting-assistant

E onde vcs podem encontrar manequins profissionais
http://www.wmmanequins.com.br/index.htm
http://www.draftmanequins.com.br/produtos.html

Dav!

Um comentário:

Aidinha disse...

Olá Davi!

Venho para agradecer esta sua postagem, onde você descreve uma situação igualzinha a que enfrento hoje.
Amei a idéia da confecção do próprio manequim, se não houver outro jeito, vou por aí.
Parabéns pelo blog, lindo, bem feito e cheio de coisas úteis!!!
Mais uma vez obrigada pela preciosa ajuda.

Grande abraço,

Aidinha

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails